Escoteiro de Portugal representou a AEP no Acampamento em Brownsea
Miguel Almeida foi o escolhido entre a tropa da AEP presente no Jamboree para integrar o grupo de escoteiros que participaram na celebração do amanhecer do escotismo na Ilha de Brownsea.
Depois de uma viagem de 4 horas, chegaram à ilha, onde foram divididos por 4 sub campos, com os nomes das 4 primeiras patrulhas no acampamento de 1907.
“Fizemos um jogo em que cada um disse o nome e o pais de onde vinha, almoçamos e depois cada sub-campo preparou uma festa semelhante ao carnaval. Cada um deu um exemplo de como se festeja o carnaval no seu país e o nosso sub-campo fez um dragão e umas máscaras.”
“No dia 1 de Agosto, dia do amanhecer escotista, fomos até ao campo, réplica do primeiro acampamento há 100 anos e estivemos ao junto à ponte onde vários elementos do Comitê Mundial discursaram sobre a evolução do escotismo no Mundo.”
Em seguida o Escoteiro-Chefe Nacional do Reino Unido, Peter Duncan deu as ordens para que os escoteiros presentes em Brownsea renovassem o seu compromisso de honra. Esta cerimónia foi acompanhada pelos 40.000 escoteiros presentes no 21º Jamboree Mundial através dos ecrãs gigantes da arena principal do recinto.
Miguel Almeida, escoteiro do Grupo 23 (Queluz) diz que foi um momento emocionante: “foi uma honra, estarem lá 300 escoteiros de todo o Mundo” numa reedição do acampamento organizado por Baden Powell que deu origem à fundação do Escotismo Mundial.
Em 1907, no acampamento em Brownsea, estiveram cerca de 20 jovens a convite de B.P. no hoje, cem anos depois, o Movimento Escotista é composto por cerca de 28 milhões de Escoteiros de todo o Mundo.
0 comentários:
Enviar um comentário